O FUTURO DA HUMANIDE - REFLEXÕES






quarta-feira, 3 de setembro de 2025

0188-ONDA SENOIDAL.

Penso que a humanidade está evoluindo e não regridindo como pensa a maioria a absoluta das pessoas.

A evolução humana pode ser representada por uma onda senoidal, onde as guerras, as pandemias, a degradação moral, cultural e política são representadas sempre nos senoides inferiores dessa onda. E os senoides superiores  representam os períodos de paz, prosperidade, avanços cientificos, tecnológicos, políticos e filosóficos.

Há que se apontar algumas caracteristicas dessa onda evolutiva:

Os "fundos de poços" representados pelos senoides inferiores, tempos de crises, são propulsores, isto é, promovem a criatividade, geram soluções e jogam a humanidade para cima, já as facilidades do senoides superiores geram acomodação, degradaçao moral e são freios evolutivos que jogam a humanidade para baixo, reiniciando assim, um novo ciclo dessa onda.

Além disso, há um diferencial matemático nessa dinâmica, é o caráter geométrico acumulativo do conhecimento. É ele que garante que a cada senoide inferior, a cada ressurgir das cinzas, levantamos melhores que antes, (mais conhecimento cientifico, tecnologico e filosofico). Negar isto, é negar a capacidade de aprender e acumular conhecimento do "primata" humano, é isto não se consegue fazer.

O eixo dessa onda evolutiva é inclinado, onde a barbárie absoluta da pré historia (status de macacos),  está na parte baixa, no inicio desse eixo, e a perfeição absoluta (status de  Deus) vai estar na parte alta, na outra extremidade do eixo dessa onda, representando a transcendência e o apogeu da evolução humana.

Vou citar dois exemplos históricos pra se entender essa dinâmica antropológica.

Os séculos tenebrosos da Idade Média,
( senoide inferior) gerou o Renascimento, algum tempo depois (senoide superior). O renascimento foi fruto dos tempos dificeis da idade media, não tenha dúvidas disso.

Outro exemplo:
A primeira e a segunda guerras mundiais quase 100.000.000 de mortos. ( senoide inferior) e o pós guerra, que começou com a capacidade humana de produzir a " Declaração Universal dos Direitos Humanos" seguida de decadas maravilhosas como as de 50, 60, 70, e 80 (senoide superior).
De 1990 até hoje estamos novamente em queda livre para mais um senoide inferior, cujo "fundo do poço" ainda não chegamos, nem mesmo com o evento global da pandemia, mas , por pior que venha ser este senoide inferior que estamos passando, será apenas mais um. "Tiraremos de letra."
Depois dele, o próximo senoide superior, possivelmente, teremos conquistas libertadoras como erradicação de todas as doenças, do envelhecimento e da morte.

Não tenham dúvidas, a transcendência para a perfeição e para o status divino, é a realidade que espera a raça humana, um dia, após esta sucessão inevitável de senoides desta onda evolutiva... 

Basta ver o óbvio, estamos infinitamente melhores, mais humanos e evoluidos que nossos anscentrais nômades da pré história e de todos que viveram os primeiros milenios da civilização. Comparados a eles, não vamos ser, já somos Deuses...

Antonio Ferreira Rosa.

terça-feira, 2 de setembro de 2025

0139 - ESPÉCIE SEM LIMITES. (EDIT)



No futuro da humanidade seremos capazes de dominar, totalmente, a natureza neste planeta. O clima, os relâmpagos, os terremotos, os maremotos, erupções vulcânicas, as chuvas, enfim, todas as manifestações da natureza serão dominadas plenamente.

Nas ciências já conhecidas, Física quântica, nanotecnologia, estão os conhecimentos tecnológicos necessários, a serem desenvolvidos naturalmente, para  essa conquista.

Se alguém duvida desse estágio evolutivo futuro, basta verificar que, no passado próximo éramos capazes de poucos controles sobre a natureza. Hoje, já podemos prever e atuar em muitos eventos com relativa precisão. 

Podemos prever onde vai chover, quanto vai chover, e quando vai chover; prever os tufões, os terremotos e os maremotos com relativa antecedência; podemos dominar as enchentes; prever a variação, e a intensidade do clima; provocar chuvas artificiais, tudo com recursos científicos e tecnológicos que estão evoluindo velozmente.

Lembremos que, para construirmos o maior prédio do mundo tivemos que fazer, antes, o  seu alicerce; para construirmos o maior navio precisamos descobrir o ferro há milhares de anos e aprender a processar o aço há centenas de anos; para usarmos pneus de alta tecnologia que temos hoje tivemos que usar primeiramente as rodas de madeira das primeiras carroças e automóveis; para irmos à Lua tivemos antes que aprender a voar no 14 Bis.

Assim, o domínio que temos, hoje, sobre a natureza, apesar de insuficiente, é indício bastante para, transcorrido o tempo evolutivo, dominarmos totalmente a natureza.

Antônio Ferreira Rosa.

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

0189-O CAMINHO DE VOLTA.

(O caminho de volta, segundo novas possibilidades teológicas.)

Um dia, há uns 50.000 anos, partimos de algum lugar da África. Transpomos a primeira planície, a primeira montanha, o primeiro deserto, o primeiro oceano. Assim, há milhares de anos, dominamos o planeta inteiro...

Há pouco mais de 100 anos partimos para os ares. Hoje, voamos entre planetas...

Em algum tempo dominaremos o envelhecimento e a morte. Depois, um pouco a frente, a desmaterialização Quântica. Somente assim acessaremos ás galáxias e poderemos um dia, sorrateiramente, bater no ombro de Deus e dizer: 
voltamos. Ele, talvez surpreso e feliz, possivelmente, nos abraçará e dirá: "eu sabia que vocês não iam me decepcionar, afinal, são meus filhos..."

Antonio Ferreira Rosa.