O FUTURO DA HUMANIDE - REFLEXÕES






terça-feira, 29 de abril de 2025

0193-A DEMOCRACIA EM QUEDA.

A DEMOCRACIA GLOBAL EM QUEDA.

Eu já fui um ferrenho defensor da democracia, modo existencial preferido por todos, mas, depois percebi que a democracia e o egoismo não podem coexistir no mesmo tempo e espaço. Enquanto o ser humano não se despir do egoísmo o mundo não pode ser democrático no sentido tradicional. Por isto, viverá um período de duração indefinida de privação global das liberdades democráticas, a democracia até agora não levou a nada, ou melhor, levou a profundas desigualdades sociais, especialmente no Brasil. De que valeu 500 anos de história e falta de ordem, que chamam democracia ? Olha os EUA, está empobrecido, endividado, nos últimos anos incluiu milhões na pobreza. Enquanto a China, tirou milhões da pobreza, não tem democracia, nunca teve, e hoje é o maior e mais moderno pais do mundo.

Podemos comparar a humanidade a crianças sendo criadas sem educação e sem regras.
Essas "crianças" não são e nunca foram educadas para o convívio social coletivo e harmônico, pelo contrário, foram educadas para o egoísmo, para a competição, para o consumismo e para a corrupção; para passar umas por cima das outras, para mentir, para matar.

São desprovidas de empatia, de bondade, de solidariedade, de senso coletivo. São  predadoras, vivem soltas, livres, causando mal umas as outras, causando poluição no solo,  nos rios, nos mares e nos ares. Enfim, causado todo tipo de problemas que assolam a todos. Por isso,  não podem ter liberdade total, nem democracia ilimitada. Pois, não sabem andar por si só com espirito coletivo e colocam em risco  a "espaconave", sua vida e a dos demais seres vivos.

Portanto, precisam ser tutoradas, conduzidas pela mão, digamos,  por "crianças mais velhas", que já conseguem pensar um pouco mais, a ponto de perceber os perigos e tentar evita-los.

Assim,  essas "crianças" que pensam um pouco mais vão colocar esses "bebes" tão  irracionais quanto nelores brancos numa espécie de "escola existencial" para limitar suas liberdades essências, enquanto aprendem a pensar menos no próprio umbigo e mais na espécie como um todo interdependente, que deve caminhar em direção ao convívio social  coletivo, disciplinado, mais humano, solidário, seguro e harmônico para todos e para a "espaçonave azul" em que viajamos todos nos, rumo à perfeição e à transcendência, destinos certos da raça humana plenamente evoluída que seremos um dia...

A China é hoje um  pais admirável, coletivo, moderno, tecnológico. Se lá deu certo, porque no resto do mundo também não daria ?

Antônio Ferreira Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desrespeitosos poderão ser excluídos.