O FUTURO DA HUMANIDE - REFLEXÕES






sexta-feira, 13 de maio de 2011

0005 - O QUE É INSPIRADO POR DEUS DENTRO DA BÍBLIA?


É muito fácil saber o que é inspirado por deus dentro da bíblia basta dividirmos a realidade perceptível até chegarmos a sua forma mais primitiva que se tem conhecimento: o Bem e o Mal.  

Daí para frente fica fácil. Como Deus é a única fonte e origem de todo o BEM, de tudo que é bom positivo e edificante basta identificarmos as passagens bíblicas que ajudam a humanidade em sua condição de falibilidades, dificuldades e sofrimentos em sua odisséia terrena. Por exemplo: Lucas Cap.10 Vs. 25 a 37 (Parábola do Bom Samaritano).  Esta parábola é tão e sublime que qualquer pessoa, mesmo que não seja espiritualista há de convir que SOLIDARIEDADE é algo  transcendental, se fosse colocada em prática por todos os seres humanos e não somente por alguns, o egoísmo, ódio e falta de amor, raízes de todos os MALES, as guerras os assassinatos e as fomes que já aconteceram na terra desde o início das civilizações certamente não teriam acontecido. Mesmo os ateus, se admitissem por um segundo se quer, a existência de DEUS, admitiriam que esta parábola, pelo grande significado humanístico teria inspiração dos Deuses ou de Deus, como queiram, e não humana. Vale lembrar que existem várias passagens semelhantes e equivalentes a esta em toda a bíblia, entretanto, vale lembrar também que talvez não preencham 5 páginas.

O restante do conteúdo constitui relatos históricos, relatos de opiniões pessoais e, muita mitologia. Relatos como: abertura do mar vermelho, dilúvio, anunciação de Maria, pecado original, Jonas no ventre da baleia, ressurreição de Jesus Cristo, demônio e inferno etc, não acrescentam nada para a humanidade. Causam dúvidas; dão origem a várias interpretações; causam confusões e divergências e, haja fé para crer em tamanhos absurdos, principalmente, nos dias de hoje. Como posso afirmar isto? É muito simples, é só admitir que Deus tem inteligência suficiente para se comunicar de forma convincente e indubitável com a humanidade. Será que um ser capaz de nos criar e criar esse universo fantástico que conhecemos se comunicaria de uma forma tão incompetente como, teria feito, através da bíblia? Causando tanta divergência, discussão, dúvidas e dezenas de interpretações diferentes? Como já disse em minha tese, “estas passagens causaram tantas confusões e divergências que depois de 16 séculos levaram à formação de duas bíblias, uma católica e outra protestante”. DEUS não causa dúvidas nem confusões, Deus é sinônimo de sabedoria, conhecimento, convicção. Logo, estas passagens só podem ter inspiração da natureza humana.

Resumindo a regra: Leu a passagem bíblica, sentiu coerência, lógica, não causou dúvidas, edifica e ser humano individualmente ou coletivamente, transcende, expressa princípios universais do BEM da SOLIDARIEDADE, do AMOR e da CARIDADE, de VERDADES, não exige fé para crer. Então é só lembrar quem é a origem e a fonte de todo o BEM ou de tudo que é BOM - DEUS - logo a inspiração é divina, isto é, tem coerência com a natureza divina nada mais.

Tudo que tiver escrito na bíblia e não atender a estes princípios é falácia, estórias e nada tem de coerência com a natureza Divina.
                                                                                             Antonio Ferreira Rosa 



Antonioferreirarosa.blogspot.com







14 comentários:

  1. Excelente artigo, resumido e direto.

    ResponderExcluir
  2. E porque deus permitiu que o livro dele fosse escrito assim? Tão confuso?

    ResponderExcluir
  3. Taí uma observação equivocada da parábola.

    Se formos nomear os personagens da parábola seria assim:

    Bom Samaritano é Cristo.
    Homem que sofre somos nós mesmos.

    Como seres envoltos em maldade, egoístas, gananciosos, mesmo quando ajudamos alguém o fazemos para nossa própria boa reputação. Somos miseráveis perante Deus em nosso coração.

    Com isso ele manda seu Filho que nos resgata dessa lama de maldade.

    Ler o texto bíblico tem certo perigo se não houver auxílio de pessoas mais instruídas para tal.

    É exatamente por leituras equivocadas da bíblia que temos hoje diversas "doutrinas", seitas e afins.

    Todas as "contradições" que são apontadas, não são necessariamente contradições. Mas leituras isoladas, e equivocadas.

    Não sou ateu (obvio), mas compartilho, em parte, da ira contra essa poluição "doutrinária", de pessoas que pegam partes do texto e formam suas "doutrinas".

    Falei de mais. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Deus deveria saber que uma bíblia assim produzida iria criar mais confusão e discórdia.
    Logo, para ser justo, deveria ter criado algum meio informativo impossível de alterar, que não fosse dúbio e que estivesse presente de forma igual em todas as culturas de todos os povos.
    Penso que a bíblia é totalmente criação humana tanto as partes ruins quanto as boas.

    ResponderExcluir
  5. Anonimo:
    ''Como seres envoltos em maldade, egoístas, gananciosos, mesmo quando ajudamos alguém o fazemos para nossa própria boa reputação. Somos miseráveis perante Deus em nosso coração.''
    Somos miseráveis perante nós mesmos. Um deus poderoso não pode ser afetado por nada, quanto mais por ações de humanos que se limitam apenas à eles mesmos.

    Anonimo:
    ''Ler o texto bíblico tem certo perigo se não houver auxílio de pessoas mais instruídas para tal.''

    E quem é que vai definir quais pessoas são capazes de auxiliar corretamente no meio de tantas interpretações?
    Se a bíblia fosse clara nas suas mensagens, nenhum auxílio seria necessário, qualquer um entenderia.

    ResponderExcluir
  6. Fé é apenas a vontade que a gente tem de que as coisas sejam do jeito que a gente gostaria que elas fossem.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal desculpe-me pelo atraso nas consderações aos comentarios:

    ANTONIO

    ResponderExcluir
  8. Regis Olivetti, Obrigado pelo comentário elogiando o artigo.

    Abraços.

    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  9. PetSloth, a resposta é simples, o livro não é de DEUS coisa nenhuma.

    Algumas passagens teem coerência com a natureza Divina, nada mais.

    Não pode entrar na cabeça de ninguem que o Criador do Universo poderia fazer uma coisa tão Bizarra quanto a Bíblia.

    Isso o é mesmo que admitir que Deus não saiba se comunicar. Ou que Deus é menino de recado para usar uma humanidade ignorante pra falar com outra muito mais desenvolvida.

    Grande abraço

    Antonio

    ResponderExcluir
  10. Marcio

    Você está certíssimo em sua colocação. Deus jamais criaria uma confusão do tamanho da Bíblia.

    Eu disse em uma frase neste Blog:

    "Se Deus quisesse mesmo falar à humanidade, com certeza escreveria, em todos os idiomas entre as estrelas ou quem sabe ao longo da via Láctea, para não deixar nenhuma dúvida".

    Abraços

    Volte outras vezes.

    Antonio.

    ResponderExcluir
  11. Marcio

    Mais uma vez concordo contigo. Eu não Sei o que o Anônimo tem na cabeça pra dizer que "alguem mais instruido" poderia orientar a leitura da Bíblia. São justamente estes mais "instruidos" que a escreveram de forma totalmente confusa e bizarra.

    Abrqaços

    Antonio.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo

    Às vezes penso que você não existe, que é um personagem interpretando um crente.

    Já vi outros pronunciamentos seus em outros Blogs e não concordo de forma nenhuma. São muito incoerentes. Desculpe a franqueza.

    Abraço.

    Antonio.

    ResponderExcluir
  13. Barros

    Você disse uma grande verdade sobre a FÉ. Disse de forma genérica, assim serve para qualquer tipo de FÉ, dos crentes, dos ateus e de mais alguém que, simplesmente, pense.

    Parabéns pelo seu Blog.

    Volte outras vezes afinal eu não saiu do seu.

    Abraços,

    Antonio.

    ResponderExcluir

Comentários desrespeitosos poderão ser excluídos.